Crítica LEGO Batman: O Filme
Preloader

Um ano atrás em uma esquete no Jimmy Kimmel Live! para promover Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Will Arnett apareceu entre Henry Cavill, Ben Affleck e Kimmel se apresentando como o Batman LEGO e todos responderam que “ninguém liga para o Batman LEGO”. Porém isso está prestes a mudar neste dia 9.

LEGO Batman: O Filme estreia nesta quinta-feira no mundo todo e promete algo inusitado: trazer um Batman não tão soturno e mal humorado quanto ao que estamos acostumados. E o longa traz esta versão mais leve do Morcego de Gotham de maneira incrível e divertida. Diferente do Batman casca grossa e caladão, este Batman é um herói egocêntrico e carismático perante o público, gosta de ser amado pela população da cidade e agradecido pelos seus feitos. No meio de tanta adoração, o Batman é uma pessoa solitária que carrega o fardo de não ter uma família, descontando suas frustrações e os seus surtos de egoísmo nas pessoas ao seu redor, inclusive no Coringa, que apenas quer ser visto como uma pessoa mais importante na vida do herói. E é em torno disso que o filme gira.

Batman precisa abandonar seu egoísmo para cuidar de Dick Grayson

A pretensão da animação não é grande, apenas divertir e te arrancar umas boas risadas. E vou ter que te dizer que conseguiram muito bem. Cheio de ironia, sarcasmo e cinismo, LEGO Batman não economiza nas tiradas e referências ás adaptações do Morcegão no passado, zoando desde Adam West, passando pela armadura com biquinhos no peitoral de George Clooney até o mais recente Batman de Ben Affleck, explorando bizarrices e erros dos mesmos em autocríticas que prometem te fazem rir muito. Obviamente, como qualquer animação LEGO, o filme abusa de sacadas simples que apenas as crianças vão pegar assim como algumas piadinhas mais complexas que vão fazer os adultos fãs de longa data do personagem entenderem logo de cara.

Tem tanto vilão nesse filme que precisaram chamar até de outras franquias

Além das piadas escrachadas, ótimas por sinal, e de um roteiro redondo com tantas referências que fariam o Capitão América ter um derrame na sala de cinema, o filme apresenta efeitos que fazem realmente jus ao estilo LEGO. Usando até os elementos mais pequenos de seus brinquedos, o filme foi tão bem trabalhado na sua estrutura que parece ter sido feito em um stop motion mais fluido e rápido.

Como spin-off de Uma Aventura LEGO, o filme se saiu muito bem. Risadas garantidas com piadas muito bem elaboradas (já falei isso?), efeitos visuais e sonoros muito agradáveis, uma história simples porém recheada de referências e easter eggs e uma abordagem diferente porém competentemente agradável para os fãs do Batman e daqueles que poderão se tornar fãs daqui pra frente. LEGO Batman: O Filme é uma verdadeira homenagem humorada aos quase oitenta anos de história de um dos maiores heróis de todos os tempos.

Ficha Técnica

LEGO Batman: O Filme (The LEGO Batman Movie)
País: Estados Unidos
Duração: 1h 46m
Direção: Chris McKay
Elenco: Will Arnett, Zack Galifianakis, Michael Cera, Rosario Dawson, Ralph Fiennes, Jenny Slate, Mariah Carey
Estreia: 09 de fevereiro de 2017

 

Revisado por: Bruna Vieira.

About the Author

Fã de quadrinhos no geral, amante de Skyrim e filmes com explosões exageradas